Nome:
Localização: Trás-Os-Montes, Portugal

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Mitologias(I)- Prometeu

Prometeu, agrilhoado ao Caucáso, dilacerado eternamente, sofria amargamente. Uma dor amarela despedaçava-lhe a carne acorrentada em martírios, bicadas de profunda agonia abriam-lhe as janelas para as ruas do sonho. Sabia que amava, não sabia quem, a dor faz esquecer o alento do coração.
Quem também sonhava era a águia, por novos prazeres. Sempre a mesma carne, sempre o mesmo fígado azedo de tanta exposição. Que raio! Sempre a mesma coisa, sossega o estômago, mas não alimenta o espírito. Partiu em busca de novos sabores, novas formas que lhe aguçassem o apetite pela vida.
Prometeu fechou os olhos não suportava tamanha escuridão, tentou encontrar dentro de si alguma luz, algum amor esquecido no tempo. Tudo negro, abismais trevas abraçavam a alma. Abriu os olhos, um silêncio arrepiante embatia-lhe no corpo nu. O vento sôfrego nada trazia para além de uma ausência de sons. É da ausência que nasce a saudade. Saudade, as asas longas do amor. Agora sabia quem amava, amava a águia. A solidão é um tormento, mil vezes as portentosas garras do amor. Não existe amor sem dor. A solidão é insuportável, não há Deus que resista a tão assombrosa miséria.
Prometeu morreu sozinho. A única coisa que pode matar um Deus é ninguém se lembrar dele, é a solidão.
A águia procurava presas em vão, apercebeu-se mais tarde que também ela estava condenada a comer sempre da mesma carne. Regressou para a sua presa, um assombroso desalento abateu-se sobre a águia, sem alimento nem caça estaria agora condenada a vaguear pelo mundo como uma alma penada.
A Alma de Prometeu tentou o Olimpo, negaram-lhe um lugar pois todos os Deuses têm medo da solidão. A Alma de Prometeu coberta por uma manta de solidão bordada em fios de um amor dilacerantemente masoquista, restava-lhe apenas um lugar onde habitar eternamente, no coração da sua Criação.
Todos os homens sofriam de solidão quando descobriram o amor carnal nas garras afiadas de uma águia. Eis a salvação!
O Amor tem um campo de visão longínquo, pobre da águia que não se livrou de comer sempre da mesma carne, mas antes isso que ser uma alma penada.

5 Comments:

Blogger antónio paiva said...

.....meu caro confrade, é sempre com muito prazer que eu e o meu companheiro lemos o que escreves, não te preocupes com algumas exigências que te são feitas por parte de outros confrades, eu e o meu companheiro adoptámos uma máxima, não recebemos conselhos de quem saiba mais, mas sim de quem faça melhor.....
Abraço

3:52 da tarde  
Blogger Eu said...

o texto é bom de mais (como tantos outros) para Eu o estragar com comentários. Prova-se, engole-se e pensa-se já no próximo trago...

contudo apraz-me realçar a seguinte frase:
"Todos os homens sofriam de solidão quando descobriram o amor carnal nas garras afiadas de uma águia. Eis a salvação!"

(será que estamos perante uma iluminação da mente?)

:)

5:33 da tarde  
Blogger Carlos Estroia said...

Eu:
quando alguém escreve sobre mitologia, é porque está com uma crise de imaqinação. Para disfarçar isso modifiquei a história de Prometeu.
respondendo então: temos duas opções, a solidão e uma amor dilacerante. Qual escolher? Ao que parece mais vale a segunda opção.
Eis a salvação porque depois da morte de Prometeu o fazemos por livre escolha. É como dizer se somos obrigados e somos é melhor ir de livre vontande e disso tirar prazer embora doloroso.
Acho até que não está mal visto visto o prazer ser a oposição da dor, mas no fundo não existem oposições absolutas (ex: Yang e Yin)

6:58 da tarde  
Blogger Elipse said...

Há amores assim... e sempre divinos. Vá lá entender as coisas da carne. Ou são as do coração?
Boa maneira de pegar no mito.
São coisas fundadoras, os mitos. E abordá-los quase sempre resulta em coisas com menos graça. Aqui senti que nada disso aconteceu e que o jogo de palavras/sentidos e as ambivalências casaram bem com a imagem do desafio, cujo castigo também pode ser este envolvimento.
Bonito, Carlos.

11:54 da tarde  
Blogger Conceição Paulino said...

entre um cero ironizar um texto magnífico. prazer lê-lo. Bom f.s Bjs e ;)

7:03 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


Search The Web At eWoss.com

----